sábado, novembro 18, 2006

A "minha" terra


Bem, como é sabido eu não pertenço às terras de Dº Duarte de Lemos, eu venho do concelho de Estarreja e da mais pequena freguesia do conselho, Canelas, um cantinho à beira ria plantado.

Canelas, segundo sei e pesquisei no site da CME, terá origem do topónimo Canelas - diminutivo "Canna" e sufixo de "ella" –que se prevê sejam de origem medieval. No entanto, há quem defenda que Canelas talvez esteja ligada aos antigos canaviais existentes na zona da actual igreja e onde as tecedeiras das Terras de Santa Maria iam buscar as canas para os seus teares.

Canelas tem como seu padroeiro Sº Tomé, é conhecida pelo seu bairrismo e pelas suas colectividades, das quais se destacam o Arsenal de Canelas, os Escuteiros e especialmente a sua banda de música que tem a modesta idade de 140 anos!

Parecem poucas colectividades mas para uma aldeia que, segundo os últimos censos de 2001 tinha 1486 pessoas, às vezes até são “demais”.

No que diz respeito à gastronomia, destaca-se o tão famoso restaurante “Adega do Emídio”, também conhecido por ser uma casa de fados.

A nível paisagístico é formidável, com o seu braço de ria ao qual chamamos esteiros e com a sua parte mais alta, onde já são poucos os pinheiros que abundam, infelizmente.

Com a excepção de alguns recantos, é lindo de se ver!
Por isso aqui ficam algumas fotos e um conselho… visite canelas!

(visitem estes blogs noticiasdaaldeia / semrumo)




1 comentário:

Gaivota disse...

Muito bonito, sobretudo a 2ª do pôr do sol, essa então acho que está fantástica.