terça-feira, fevereiro 13, 2007

Afinal já é Carnaval … onde está a animação ?

Bem, com a mudança de terra vamo-nos acostumando naturalmente às suas tradições e costumes, mas… há uma coisa que para mim ainda é difícil de me habituar, impressiona-me o facto de nesta altura ainda não se viver o espírito do Carnaval por estes lados! Em Estarreja já é Carnaval pelo menos desde Janeiro!
É a loucura por aquelas bandas… começam as noitadas de preparação dos carros alegóricos, os temas escolhidos, os ensaios das escolas de samba, as festas dos grupos nas sedes e os bares têm festas todos os fins de semana até à terça feira, oficial dia de Carnaval, pelo menos, para o” enterro do Carnaval”.
Quem pode tira umas férias nesta altura, quem não o pode fazer vai trabalhar com uma ou duas horas de sono… é assim o Carnaval por Estarreja, Ovar e em Canelas na minha terra em particular, todas os anos sai à rua um mini Carnaval, o povo reúne-se mais ou menos em grupos pré organizados, faz os seus próprios fatos, decora os carros alegóricos e faz um pequeno desfile que acaba no Campo da Cruz em grande convívio entre todos.
Em tempos, eu participei num grupo, o qual já há uns anos que não sai para pena minha… O grupo era o do andebol do ADC, no qual joguei… bons anos esses que “entravamos para matar”, desfilávamos com uma directa, quase sempre vínhamos de Estarreja directos para acabar o carro alegórico ou mesmo para o começar ainda a construir! Já vínhamos com a “pedalada” toda, era muito bom! Tenho saudades desse grupo…
Mas é Carnaval na mesma!! Tenho sempre o bichinho cá dentro, gosto de brincar, de me fantasiar e de ouvir um bom pagode, um bom samba enredo, embora sejam imitações do Carnaval brasileiro, mas é sempre bom.
A Balu tem por vezes alguma dificuldade em entender esta paixão mas eu não lhe consigo explicar… devagarinho lá a vou contagiando um bocadinho porque Carnaval para ela, e para muita gente por aqui, é só terça feira dia 20, mas não é!!!
Depois da passagem de ano… venha o Carnaval, pois passamos o ano à espera dele!


Carnaval 2006

5 comentários:

Anónimo disse...

Estou de acordo contigo, cá na nossa terra vive-se pouco o carnaval.
Também gosto muito desta festa cheia de cor, música etc.
Consegue contagiar-me por mais em baixo que me sinta, lá vou eu pelo menos uma noite "jogar o carnaval".
Quando era miuda pensava muitas vezes:"Ai se eu vivesse em Ovar ou Estarreja faria parte dum daqueles maravilhosos grupos ou escola de samba".
Mas como não estamos lá, vamos divertir-nos no BAILE CARNAVAL DOS ESCUTEIROS e tentar animar quem não gosta assim tanto do carnaval.
(então já arranjaram a fantasia??? quem já viveu tanto o carnaval vai ter que caprichar!!!!! em 2006 estavam o máximo)
Bjinhos
Teresinha

Gaivota disse...

Sabes? Fui jantar à tua terra ontem, escuteirinho! É verdade! Dia dos Namorados!

M. Céu disse...

Nunca fui fã do Carnaval...Talvez por aqui não se comemorar muito.
Espero que se tenham divertido

Beijos

Kandy disse...

Pois venham pra cá no Carnaval, primos, e verão o que é animação! A gente aqui costuma dizer que brasileiro só começa o ano mesmo depois do Carnaval. E é verdade. Já na sexta-feira de Carnaval há desfiles. Sexta e sábado os de São Paulo; domingo e segunda os do Rio de Janeiro. Na terça "gorda" e na Quarta-feira de Cinzas há a apuração e, na sexta e sábado da semana seguinte, mais desfiles, que chamam apoteose (desfile das escolas campeãs). Ouvir a bateria de uma escola de samba ao vivo arrepia. Venham pra cá qualquer dia divertirem-se!

Kandy disse...

Obrigada por lerem sempre o meu blog. Sara, não se preocupe em responder meu e-mail, faça-o quando der, sem problemas.

Vejam lá no Idéias a foto que coloquei de Aveiro, umas das cidades mais bonitinhas em que já estive. Tirei a foto quando aí estive... Bjos