quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Não sabem ou não querem saber??

Em época de campanha relativa ao referendo sobre o aborto, não é meu propósito fazê-la desta forma, apenas informar ou consciencializar quem ainda possa (ou queira) estar um tanto ou quanto equivocado no que diz respeito ao início da vida humana.

Algumas pesquisas e análises cientificas (diga-se: cientifico = verdadeiramente comprovado) que tive oportunidade de efectuar levaram-me ao encontro do seguinte:



Desenvolvimento Fetal

Aos apoiantes do SIM à despenalização do aborto até às 10 semanas, que é o mesmo que dizer, àqueles que são a favor do aborto, por favor, só um pouco da vossa atenção.


Dia 1

O espermatozóide fecundou o óvulo: surgiu uma nova vida humana

Os quarenta e seis cromossomas do zigoto conferem-lhe uma identidade genética única e irrepetível.
Nesta célula única, o zigoto, estão já determinadas características como o sexo, a cor dos olhos e do cabelo, a estatura, até o potencial de inteligência e em certa medida a base da personalidade...

Leram bem… no dia 1 já podemos dizer que surgiu uma nova VIDA!!


Semana 3 – O coração começou a bater.

O embrião tem 3mm. O seu sistema nervoso e os seus órgãos principais começam a tomar forma. O coração já bate e nos seus vasos circula sangue diferente do da mãe.


Coração a bater = sinal vital, logo VIDA


Semana 4 - Já é 10 mil vezes maior do que no seu início...

Formam-se os brotos dos membros superiores e inferiores; surge a abertura da boca; começam a formar-se o olho e o ouvido interno, os aparelhos digestivo e respiratório e os nervos motores.

Dúvidas??

Semana 5 – O bebé já se movimenta

São visíveis traços faciais, incluindo a boca e a língua. Os olhos têm já retina e cristalino. O principal sistema muscular desenvolve-se.
Mãos e pés tornam-se aparentes.


Semana 6 – Podem detectar-se ondas cerebrais num EEG

Tem 12 a 15 mm.
Aparecem as pálpebras, distinguem-se as saliências auriculares, o lábio superior, a ponta do nariz...
O esqueleto de cartilagens está totalmente formado. A criança nada e move-se graciosamente. Os braços e as pernas aumentaram de comprimento e começam a desenhar-se os dedos.

Meus amigos, isto é o desenvolvimento de um ser humano, ou seja de uma VIDA… ainda mal a mãe percebeu que está grávida e o seu bebé já é tão “rico”!!


Semana 7 -Tem receptores da dor.

Mexe-se e reage quando lhe tocam na boca.
Tem cerca de 1,8 cm e pesa menos de 1 g. Tem tiróide, glândulas salivares, brônquios, pâncreas, canais biliares, ânus. Começam a formar-se os dentes de “leite”, os testículos e ovários. O esqueleto começa a calcificar-se. A parte do cérebro que controla as funções vitais desenvolve-se.

Disseram-me há dias que o bebé enquanto não nasce não tem personalidade nem sabe o que é sofrer… então o que são os receptores da dor??

Semana 8 -Os primórdios dos principais órgãos estão já formados.

Acabou o período embrionário.
Tem músculos nos membros, no tronco e na face, tem orelhas, dedos nas mãos e nos pés.
Responde a estímulos: abre a boca; se lhe puserem uma coisa na mão já a agarra (possui o reflexo da preensão); flecte os dedos dos pés; tem movimentos espontâneos.
As principais estruturas do sistema nervoso central estão formadas e os neurónios começam a migrar para o córtex cerebral.

Semana 9 -Já consegue chuchar no dedo...

Tem 5 cm e pesa menos de 8 g.
Engole, mexe a língua, chucha no dedo.


Chucha no dedo… como já sabe que é bom!!

10ª semana

-Já tem as mesmas impressões digitais que terá durante toda a sua vida.

Tem 6 cm e pesa cerca de 14 g.
Começam a formar-se as unhas das mãos e os dentes definitivos.
Produz insulina e bílis. O bebé tem pestanas, abre e fecha os olhos, as cordas vocais formam-se na laringe e o bebé pode fazer sons.
Os ossos crescem mas a coluna e as costelas são ainda moles. O registo da actividade cerebral (EEG) torna-se mais consistente.



Repito:
“Já tem as mesmas impressões digitais que terá durante toda a sua vida.”


Meus amigos, não podem haver dúvidas perante tais factos. Não podemos continuar a falar de liberalização ou despenalização do aborto, nem sequer diferenciar todo este processo pelo número de semanas.
Na base de toda esta discussão está a VIDA HUMANA.
É crime matar um ser humano, seja qual for a circunstância, ou seja qual for a idade não é?
Então também não pode ser permitido matar um ser que já é humano, pois tem formadas todas as componentes necessárias para tal, só ainda não viu a luz do mundo!!


Não sejamos hipócritas, até connosco próprios, deixemo-nos de politiquices e de modernices comparativamente com alguns dos restantes países da União Europeia e pensemos seriamente no que somos e no queremos do nosso futuro, pois somos:

“Uma geração que constrói a estrada por onde a seguinte trafega.“
(Eleanor Roosevelt)

Sem comentários: