terça-feira, julho 24, 2007

Mais uma escolha acertada!

No passado domingo, depois de um cafezinho a seguir ao almoço, colocou-se a questão: onde ir? O dia estava bonito, apetecia sair!
Após algumas hipóteses eis que surgiu a ideia de ir ao Luso e ao Buçaco, e assim fomos em direcção à serra.
Chegados ao Luso demos uma pequena volta por lá, alguma confusão, normal para um domingo, e também alguns turistas, algumas tendas onde se podia comprar artesanato e doces regionais e todo o tipo de bugigangas possíveis e imaginárias.
Entretanto, para chegarmos ao palácio do Buçaco, ou pagávamos entre 2.50€ a 5€ para irmos de carro ou íamos a pé que era de graça… acabamos por não ir nem de carro nem a pé e continuamos serra a cima em direcção a um local chamado “Cruz Alta”.
A dada altura surgiu uma indicação que dizia “Moinhos” para um lado e a tal “Cruz Alta” para o outro. Optamos por ir em direcção aos moinhos e lá fomos, um pouco sem destino, é certo, mas assim descobrimos “Portela de Oliveira”.
No cimo de um monte e com uma vista impecável, deparamo-nos com cerca de 10 moinhos de vento, alguns destruídos pela idade e pela falta de fundos para os recuperar e outros ainda funcionam mas, no meio deste belo cenário, descobrimos também um museu, o “Museu do Moinho”, pequeno mas com um grande espolio e muito valioso, pois tem desde o mais arcaico dos moinhos até aos que chegaram aos nossos dias, bem como tudo o que envolve a arte de ser moleiro.
Foi-nos feita uma visita guiada pelo museu e dadas as explicações das peças expostas. Inesperadamente, ficamos bastante satisfeitos com a visita e também surpresos pela disponibilidade prestada e ainda pelo facto de termos visitado um museu… gratuitamente! Já não é normal! Actualmente, até para visitar um palácio, exteriormente diga-se, e os jardins envolventes, já se paga!!
E foi assim que aqui relativamente tão perto, descobrimos mais um belo recanto do nosso belo Portugal, “Portela de Oliveira” pertence ao concelho de Penacova e foi sem duvida… mais uma escolha acertada!

Visitem, é muito interessante e vale a pena!