domingo, dezembro 03, 2006

Febre de domingo à tarde…ou será do Natal?!

Bem, por estes dias tornou-se impossível pensar em ir tomar um simples café ou ir a um cinema ou fazer qualquer outro tipo de actividade num centro comercial ou afins, principalmente aos domingos à tarde.

Por entre o turbilhão de luzes que piscam com imensas cores brilhantes e musicas encantadoras que nos ficam no ouvido ( pelo menos de uns anos para os outros), em todo o lado se vêem filas que começam e nunca mais têm fim, é stressante a correria das pessoas, todo o tipo de lojas estão apinhadas de gente que mexe e remexe os artigos, são por vezes famílias inteiras (pais, filhos, avós e primos…) que numa espécie de “formigueiro” vão percorrendo loja a loja.

Quem está mais atento ao calendário, de certo já se apercebeu que só agora entramos no mês de Dezembro e o que já mais se vê são carrinhos que passam apinhados de presentes (caixas grandes com laços bem elaborados…quanto mais encher os olhos, melhor!), famílias que já andam por os cabelos porque não sabem o que comprar para este e para aquele… e os garotos que só querem mexer onde não devem ou então os mais idosos que por vezes já não podem acompanhar este ritmo tão forte e são absolutamente… “depositados” num banco ou em algum sofá que haja por lá e passadas algumas horas eis que finalmente aparece um familiar, (concerteza com os nervos e cheio de pressa), para os vir buscar.

Enfim… é mesmo “à portuga” enfiar-nos num centro comercial mesmo que nada compremos, mas… como toda a gente diz, ”É a época!”, “É o espírito natalício que nos leva ao consumismo porque tem que se comprar as prendas para aqueles que mais gostamos!”

Eu pergunto: Qual é esse espírito?

Por vezes esquecemo-nos que a melhor prenda para as nossas pessoas era uma simples atenção, um abraço ou um perguntar se está tudo bem, como correu o dia.

Eu pergunto: Para além das caixas bem embrulhadas com laços bonitos, também fazemos isto?

Tudo se esquece… Só nos lembramos é que existe um senhor chamado pai natal que é um velhinho de barbas brancas e vestido de vermelho que dá prendas e que estamos numa época em que se come uns determinados doces e pratos (bem saborosos por acaso, já para não falar dos chocolates!), até temos uns dias de ferias (há gente com sorte!) e até vamos à terra visitar aquela família que só vemos duas vezes por ano… enfim.

Mais uma vez eu pergunto: Será isto o Natal?

Talvez para alguns o seja mas… curioso! Por acaso já ouviram falar do Menino Jesus? Pareceu-me ver um há uns dias bem instalado numas palhinhas ao passar numa montra!!

Engraçado… Se souberem alguma coisa sobre isso digam-me. Gostava mesmo de saber mais coisas sobre ele!!

Fico à espera.

1 comentário:

Anónimo disse...

É uma delícia ler-te :)! Concordo contigo. Há dias via e ouvia um programa da 2 (melhor canal nacional), que falava exactamente disso e uma das intervenientes sugeriu uma coisa curiosa. Ela dizia que poderíamos fazer vales de oferta (inclusivamente à mão), vales esses que poderiam ter escrito qualquer coisa como: "Vale uma massagem" ou "Vale um passeio de 2 horas à beira-mar"...No fundo vales do nosso tempo e da nossa disponibilidade, que é certamente o melhor que temos e nem precisamos de gastar pipas de massa com isso. Haveria certamente muitas crianças que teriam o melhor natal de todos...