terça-feira, dezembro 26, 2006

Natal de ontem… Natal de hoje!

Bem, mais um Natal que passou! E cá estou eu, nostálgico, a pensar o quão depressa passa sempre e da forma como é vivido.
O Natal realmente é uma festa das crianças, não fosse ter nascido o Menino! Nas famílias onde ainda há crianças pequenas e que ainda acreditam na magia do Pai Natal, (o tal que colheu os louros do Menino Jesus!), é fantástico ver as crianças com aqueles olhos a brilhar e com a emoção de rasgar o papel de embrulho para ver o que é a prenda.
Pensando e olhando para as crianças de hoje, eu quando era mais pequenino era, digamos que… mais bananinha, acreditei durante muito mais tempo nesta magia do Pai Natal.
Ainda me lembro da ansiedade que se apoderava de mim na noite do dia 24 para 25, limpava com todo o gosto as botas maiores que havia lá por casa para pôr à lareira e eu interrogava-me sobre o facto de como Ele… o Pai Natal, passaria na chaminé ”e a chaminé é das antigas, passa lá um homem à vontade!”, mas a inocência é assim!
Chateava a minha mãe para limpar a chaminé muito bem pois o Pai Natal podia sujar-se e, para ir dormir… era um castigo, chegava a levantar-me de noite para ir ver se o Pai Natal já tinha passado mas nunca dei com ele, nem sei com que idade perdi esta inocência, já não me lembro mas… às vezes tenho pena de ainda não a manter!
Lembro-me de acordar e ir direitinho à cozinha buscar as prendas e correr para o quarto dos meus pais para lhes mostrar o que “alguém lá de longe” me tinha deixado e passava a manhã a brincar. Ainda me lembro de algumas prendas que me marcaram mais, foram uns carinhos que trepavam as paredes, uma pista, um walkman, e uma bicicleta BMX, foram algumas mas houve muitas mais que os anitos já me fizeram esquecer…
Natais de outros tempos! Agora os miúdos recebem imensas prendas e rapidamente descobrem que afinal a magia do Pai Natal está ali tão perto na própria casa. Também, pudera, “chovem” prendas de todos os lados, chega um tio, uma prima, uma avó e muitos outros, sempre com aquele embrulho bonito e tão esperado… e assim lá se vai a magia!
Eu já posso dizer que vivi outra época, pelo menos a mim, para além dos pais, era uma prendinha só dos avós e com sorte uns chocolates ou dinheiro… Mas no fundo, bem no fundo… era o suficiente e quem dera que ainda assim fosse nos dias de hoje!

Com tudo isto, devo dizer que passei um óptimo Natal, um pouco diferente dos anteriores, mas com a minha família por perto foi muito bom! Espero que o vosso também o tenha sido…

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece que leste os meus pensamentos...